terça-feira, 9 de abril de 2013

Maduro anuncia uma nova missão, a Grande Missão Eficiência ou Nada


por Renata Mielli, de Caracas

O objetivo na nova “Gran Misión” será “perseguir a corrupção e o burocratismo para acabar com os mal-feitos” dentro do Estado, anunciou o presidente Nicolás Maduro nesta segunda-feira.

Para tanto, serão organizadas micro-missões e um “grupo secreto para lutar contra a corrupção e serão enviados grupos especializados para recuperar as coisas que vão mal”, afirmou Maduro durante comício em Maturín. Os integrantes desta equipe anticorrupção irão investigar as denúncias do povo e buscar provas.

Maduro, muito taxativo, afirmou que combaterá a corrupção com toda a energia e na Venezuela “não haverá intocáveis”.

O desafio de superar a burocracia do Estado

Superar a letargia do Estado é um desafio de muitos países e, na Venezuela, era um problema reconhecido publicamente pelo ex-presidente Hugo Chávez.

Para enfrentar a burocracia, Maduro agora propões um choque de eficiência, que já está sendo chamado por analistas e na mídia como a “revolução dentro da revolução.

O projeto Gran Misión Eficiencia o Nada, ainda não foi detalhado pelo presidente candidato Nicolás Maduro, mas ele afirmou que este será o carro-chefe de seu governo, ao lado do compromisso de aprofundar outras grandes missões como a habitacional, educacional e de segurança.